Compras Solidárias na Casa do Artesanato Goiano

Visite a Central de Comercialização do Artesanato Goiano, à Rua 01 nº 147, Setor Central e adquira os produtos BORDANA.
Guariroba, ipê, cajuzinho, mangaba, pequi...Toda delicada beleza do cerrado em sua vida. Almofadas, capas de notebook, netebook, tablet e óculos, bolsas, sacolas, porta assadeira, puxa saco, mochila e marca página.


Mais do que presentes, compre produtos que geram transformação!



“A Economia Solidária vai além da dimensão econômica. Cultivar a solidariedade enriquece o nosso Bem Viver, fortalece a amizade, a fraternidade e promove a diversidade cultural e a criatividade humana”.



PRODUTOS BORDANA:

 

puxa saco pimenta de macaco

almofadas

almofadas

jogo americano mutanba

almofada vereda de buriti

capa de óculos

capa de netebook

sacola

almofada campim estrela

sachê

capa de assadeira
mochila com cordão 

marca página

capa de tablet

marca página

jogo americano

AGENDA

21.12.11 - quarta-feira

Exposição na EMATER

Rua 227-A n° 331, Setor Leste Universitário

Fone: (62) 3201-8747


“Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas,
mudará a face da Terra “(provérbio africano).


Várias opções de artesanatos goiano em:

Casa do Artesanato

A Central de Comercialização do Artesanato Goiano, Programa da Secretaria de Indústria e Comércio em parceria com o Ministério de Indústria e Comércio (MDIC), tem suas ações projetadas pelo governo de Goiás, agindo como um aliado no desenvolvimento econômico e social de uma classe que há muito vem lutando pelo seu reconhecimento e valor e legalização dentro da sociedade goiana.
Entre as ações da Central de Comercialização do Artesanato Goiano temos como objetivo expandir o atendimento do programa a um número cada vez maior de artesãos em todo o estado, oferecendo a eles: Apoio, Orientação, incentivando sua inscrição no RTS (Regime Tributário Simplificado), Atuação no mercado interno, bem como curso para obtenção de linhas de créditos para elevação da quantidade produzida com melhor qualidade através da agregação de valor ao produto final.

Exposição Permanente

Localizada próximo à Praça Pedro Ludovico Teixeira, oferece fácil acesso para o consumidor e turistas e exibe um salão decorado com peças variadas de centenas de artistas goianos; quais representam nossa história, agregadas com valor cultural da fauna, flora e festas religiosas de Goiás..
A decoração local é “repaginada” periodicamente, buscando traduzir em seu pequeno espaço, a riqueza dos trabalhos dos artesãos goianos: desde a distante cidade de Chapadão do Céu, com sua arte rica em retalhos, até os grandes ceramistas de Goiás, passando pelas gemas e pratas de Cristalina e Pirenópolis, as lindas peças em fibras vegetais e tear de Alexânia/OlhosD’Água, completando com os demais produtos da capital e municípios adjacentes o contexto da arte esculturada na madeira, argila, pedra e até sucata.

Contato: (62) 3201-9795/9796

Uma flor que brotou do Cerrado, e ainda na primavera partiu...

Homenagem a nossa menininha, Ana Carolina Oliveira Campos, que passou por aqui plantou uma sementinha muito especial, nos encantou e virou anjo. Saudades, muitas saudades!!!



“Carol construiu sua trajetória, seu percurso entre nós como uma flor que brotou do Cerrado, e ainda na primavera partiu..Seguiremos adiante com saudades profundas..., mas seguiremos com a tenacidade dos fortes e seremos capazes de buscar força, como o Cerrado busca entre rochas profundas água para brotar e superar os tempos áridos, força para ultrapassar tamanha adversidade, tamanha dor.Juntos, com nossos ombros unidos buscaremos força para descortinar na vida a doçura que Carol construiu em nossos corações”. (amigo Fábio Tokarski).




Carol foi vitima de um tipo raro de leucemia no dia 13 de dezembro de 2007, aos 10 anos de idade

O Instituto Ana Carol, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e foi idealizado para homenagear nossa pequenina, que sonhava ser estilista, adorava artesanato e tinha paixão pelo Badminton, seu esporte preferido.
O IAC tem por objetivo realizar um trabalho social dentro de um espírito que nos lembre sempre a importância da pequena CAROL, cuja existência, embora de poucos anos de vida, mas de uma eternidade em nossa memória, foi intensa, sensível, marcou nossas vidas e agora marcará a vida das pessoas que estão envolvidas nos projetos. Seja como participantes diretos ou como colaboradores e parceiros.

Compartilho também a homegem do Romualdo, meu companheiro e pai da Carol: http://www.gramaticadomundo.com/2010/12/falta-que-voce-me-faz.html?spref=fb 




Agradecemos todos (as) amigos (as) pelo carinho, apoio e solidariedade.
 
Grande e fraterno abraço,
 


Celma Grace de Oliveira
Presidenta do Instituto Ana Carol


"Saudade é o amor que fica"

OFICINA DE BORDADO COM SÁVIA DUMONT

Sávia Dumont e Cooperadas Bordana

O Instituto Ana Carol/Bordana, em convênio com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/ Goiás), realizou de 06 a 09 de dezembro a Oficina: “Bioma Cerrado, convivência em Linhas e Letras do Bordado”, com a artesã, educadora e escritora, Sávia Dumont e Maria Helena, fisioterapeuta e bordadeira. Lena como é chamada carinhosamente, é filha de Sávia e é da terceira geração de bordadeiras da família Diniz Dumont.
Durante a oficina as bordadeiras puderam aperfeiçoar o trabalho, aprender novos pontos e novas técnicas do bordado livre.
Momento de explicação
Todas as cooperadas gostaram muito das novidades e dicas importantes, especialmente sobre a matização dos bordados e sobre as técnicas de planejamento. Tenho certeza que nosso trabalho terá um grande salto de qualidade”. A oficina foi bem dinâmica, com contação de historia, brincadeiras de roda, exercícios e uma metodologia muito prática e clara”, afirmou Celma Grace, presidenta do Instituto Ana Carol e Cooperativa Bordana.
Sobre o  Grupo Matizes Dumont:
O grupo Matizes Dumont é formado por seis artistas de uma mesma família de Pirapora, Minas Gerais, e é composto pela mãe Antônia Zulma Diniz Dumont e cinco filhos: Ângela, Marilu, Martha, Sávia e Demóstenes. Com a vida a andar, o círculo em sua vitalidade ampliou-se com a participação da terceira geração (Luana, Tainah, Maria Helena, Paula e Luíza).

Iniciamos a vida bordadeira desde criança, pelas mãos de mamãe, e foi bordando peças utilitárias, em finos tecidos de cambraia, linho,seda, organza ou algodão, é que descobrimos nosso próprio movimento de criar outros bordados, que iam se transformando em telas que ilustram histórias, e hoje chegam em forma de livros para todas as idades. Ilustramos obras de grandes autores brasileiros, como Jorge Amado, Ziraldo, Manoel de Barros, Thiago de Mello, Rubem Alves, Carlos Brandão, Tetê Catalão, e também livros de duas das bordadeiras, Ângela e Sávia.
Dedicamo-nos às artes plásticas e a desenvolver imagens bordadas que se transformam em ilustrações de livros, à arte-educação, a projetos de mobilização social por meio da arte.

Delicados fios de algodão ou seda, trançados em forma meadas, as tramas da tecelagem, papéis de seda e agulhas estão presentes na vida da família Diniz Dumont, há mais de 50 anos. Mamãe esperava sua primeira filha, e criava imagens bordadas com as quais enfeitava o enxoval da menina.
Para mais informações, acesse: www.matizesbordadosdumont.com
Sobre Sávia Dumont
É educadora, ambientalista e escritora.

Brinca com as linhas, agulhas, papel, palavras e cores, contando histórias, matizando o real e a fantasia.

Escreveu os livros: A rebelião das raposas, Editora Dimensão, Coração de rato, Editora Dimensão, Vamos lá, Leleca, Meleca!, Editora Dimensão, ABC do rio São Francisco, Editora Dimensão, O Brasil em Festa, Editora Companhia das Letrinhas e Os meninos que viraram estrelas e outras histórias do Brasil, Editora Companhia das Letrinhas, Os anjos de Lelena, uma produção independente da autora e Alberto – Sonhos e alinhavos – a ousadia de ir além do chão.

Reside em Brasília e trabalha na realização de oficinas de arte educação, literatura, saúde e ambiente, dirigidas a professores, bibliotecários, crianças e adultos. Elabora e Coordena projetos na área de meio ambiente, saúde, educação e cultura.
Sávia Dumont e Cooperadas Bordana

Maria Helena e Cooperadas Bordana



Sávia Dumont e Victor (designer Bordana)



Mandala




Técnica de matização do bordado










AGENDA BORDANA

DEZEMBRO


10/12 – 2º sábado
VII EXPO BORDANA

Das 19h às 21h 
Local: Sede da Bordana – Rua Cabo Verde nº 05, Conjunto Caiçara
Pamonhada, música, muita prosa e bingo beneficente.
Prêmio: 01 belíssima Colcha de casal da Bordana (64 flores do cerrado)
Cartela: R$ 5,00
O ganhador da colcha foi o joven, Jonas Marques.Parabéns!

Agradecemos a todos (as) que colaboraram com a aquisição de cartelas.

De 12 a 16/12/11 – de segunda a sexta-feira
Exposição na Câmara Municipal de Goiânia
Av. Goiás – Praça do Trabalhador
Das 8h às 17h
Realização:  Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal