Instituto Ana Carol/Cooperativa de Bordadeiras - BOORDANA, finalista da Edição 2010 do Programa Acolher.

por Movimento Natura | | 02 dias 

Na semana passada publicamos o primeiro post de uma série que tem como objetivo mostrar em detalhes as ações sociais realizadas pelas Consultoras e Consultores, uma vez que cada ação pré finalista recebeu a visita presencial de um avaliador.

As descrições feitas pelos avaliadores são muito interessantes pelo fato de percebermos o quanto é possível a realização de ações sociais relevantes e transformadoras sem que haja a oficialização em torno de uma organização. Outro fator muito bacana é que algumas ações são feitas em espaços públicos e demonstram que é possível, com muito pouco, transformar espaços, a rotina e a vida das pessoas e da comunidade.

Sheila Nogueira, que há 10 anos viaja pelo Brasil para fazer visitas de avaliação a projetos, diz que “a diferença das avaliações feitas para o Programa Acolher são o foco e a metodologia. Normalmente consideramos instituições e aspectos mais ambragentes, mas nesse caso analisamos as pessoas, sua histórias e visões. Foi muito interessante poder olhar e ouvir biografias e identificar motivações para ações sociais. Outro aspecto foi o fato de serem todas mulheres e muitas migrantes.”

Como a Regional Central do Brasil é muito abrangente no presente post trataremos apenas das visitas realizadas por Sheila Nogueira, que avaliou as ações da Categoria Crescente.

A primeira visita que Sheila realizou foi à Itaúba/MT onde conheceu a Consultora Deusenir cuja militância conseguiu fazer com que a cidade fosse reconhecida como a Capital da Castanha do MT. Segundo Sheila outra coisa que impressiona bastante em Itaúba é o céu. “Nunca vi um céu tão grande, talvez para compensar a ausencia do mar. E esse histórico valoriza ainda mais a ação de Deusenir, já que os castanhais são árvores nativas e podem ser a alternativa de desenvolvimento sustentável para a cidade.”

No Distrito Federal Sheila se encontra com Denise Iara, cuja ação acontece numa escola para pessoas com necessidades especiais em Taguatinga. Segundo Sheila “Denise é muito dedicada, e é impressionante como conhece cada uma da pessoas que atende. Começou um trabalho de artesanato com as mães dos alunos, e no começo, para incentivar o grupo, comprava quase todos os panos de prato! Sua filha disse que era preciso parar com isso ou não teriamos mais espaço na casa.” Atualmente isso não é mais necessário, porque os produtos "melhoraram muito de qualidade e vendem bastante".

Em Goiania, visita a Consultora Celma, que possui uma longa de história de militância e atuação social em sua comunidade. “É emociante vê-la falar sobre suas motivações para o trabalho”, diz Sheila, que acompanhou as mulheres que fazem parte do Bordana (projeto criado por Celma) e realizam bordados maravilhosos. Todos eles inspirados na flora do Cerrado.

Ainda na região centro-oeste Sheila visitou Rubiane, em Vicentinópolis/GO, que reutiliza sacos de insumo agrícola para coletar recicláveis. Além disso, fazem orientações sobre coleta seletiva de porta em porta.

Já no Rio de Janeiro Sheila conhece a Opera Popular de Acari, onde a Consultora Maria das Graças realiza trabalho voluntário. Sheila avalia que “sua grande motivação é mesmo seu projeto de criar o Graças Empada.

Em Queimados, também no Rio de Janeiro, conheceu Lourdes e seu marido. Eles moram no bairro Vila Americana que, embora estejam na região metropolitana do Rio de Janeiro, é um bairro absolutamente rural. Entretanto Lourdes e sua família tentam diminuir a distância entre os moradores e os serviços que poderiam fazê-los viver de forma "mais fácil", pois realizar qualquer atividade no bairro parece exigir um grande esforço.

E para finalizar a última visita foi feita em Paraty, onde Sheila conheceu Francisca, uma migrante do Piauí, que “fala pouco” e faz parte de um grupo de artesãs. Para Sheila “seu maior mérito é conseguir cuidar de dois filhos, trabalhar de auxiliar de cozinha em um restaurante, fazer parte do grupo de artesãs e ser consultora Natura.”

No próximo post trataremos das avaliações referentes a Categoria Semente realizadas pela avaliadora Simone Alcântara e na categoria Crescente em Minas Gerais pela avaliadora Lia Vasconcelos.
Fonte: http://www.movimentonatura.com.br/blog-acolher/

2 comentários:

  1. Tbm sou consultora Natura-emocionada em assistir a bravura e coragem da consultora Celma
    Nada supera a dor da perda da filha, mas devolveu a outras pessoas a alegria de se sentir gente
    Parabens companheira

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelo carinho. Grande abraço.

    Por gentileza, deixe seu nome, contato e email, assim podemos nos conhecer melhor.

    Atenciosamente,

    Celma Grace

    ResponderExcluir