OFICINA DE BORDADO COM SÁVIA DUMONT

Sávia Dumont e Cooperadas Bordana

O Instituto Ana Carol/Bordana, em convênio com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/ Goiás), realizou de 06 a 09 de dezembro a Oficina: “Bioma Cerrado, convivência em Linhas e Letras do Bordado”, com a artesã, educadora e escritora, Sávia Dumont e Maria Helena, fisioterapeuta e bordadeira. Lena como é chamada carinhosamente, é filha de Sávia e é da terceira geração de bordadeiras da família Diniz Dumont.
Durante a oficina as bordadeiras puderam aperfeiçoar o trabalho, aprender novos pontos e novas técnicas do bordado livre.
Momento de explicação
Todas as cooperadas gostaram muito das novidades e dicas importantes, especialmente sobre a matização dos bordados e sobre as técnicas de planejamento. Tenho certeza que nosso trabalho terá um grande salto de qualidade”. A oficina foi bem dinâmica, com contação de historia, brincadeiras de roda, exercícios e uma metodologia muito prática e clara”, afirmou Celma Grace, presidenta do Instituto Ana Carol e Cooperativa Bordana.
Sobre o  Grupo Matizes Dumont:
O grupo Matizes Dumont é formado por seis artistas de uma mesma família de Pirapora, Minas Gerais, e é composto pela mãe Antônia Zulma Diniz Dumont e cinco filhos: Ângela, Marilu, Martha, Sávia e Demóstenes. Com a vida a andar, o círculo em sua vitalidade ampliou-se com a participação da terceira geração (Luana, Tainah, Maria Helena, Paula e Luíza).

Iniciamos a vida bordadeira desde criança, pelas mãos de mamãe, e foi bordando peças utilitárias, em finos tecidos de cambraia, linho,seda, organza ou algodão, é que descobrimos nosso próprio movimento de criar outros bordados, que iam se transformando em telas que ilustram histórias, e hoje chegam em forma de livros para todas as idades. Ilustramos obras de grandes autores brasileiros, como Jorge Amado, Ziraldo, Manoel de Barros, Thiago de Mello, Rubem Alves, Carlos Brandão, Tetê Catalão, e também livros de duas das bordadeiras, Ângela e Sávia.
Dedicamo-nos às artes plásticas e a desenvolver imagens bordadas que se transformam em ilustrações de livros, à arte-educação, a projetos de mobilização social por meio da arte.

Delicados fios de algodão ou seda, trançados em forma meadas, as tramas da tecelagem, papéis de seda e agulhas estão presentes na vida da família Diniz Dumont, há mais de 50 anos. Mamãe esperava sua primeira filha, e criava imagens bordadas com as quais enfeitava o enxoval da menina.
Para mais informações, acesse: www.matizesbordadosdumont.com
Sobre Sávia Dumont
É educadora, ambientalista e escritora.

Brinca com as linhas, agulhas, papel, palavras e cores, contando histórias, matizando o real e a fantasia.

Escreveu os livros: A rebelião das raposas, Editora Dimensão, Coração de rato, Editora Dimensão, Vamos lá, Leleca, Meleca!, Editora Dimensão, ABC do rio São Francisco, Editora Dimensão, O Brasil em Festa, Editora Companhia das Letrinhas e Os meninos que viraram estrelas e outras histórias do Brasil, Editora Companhia das Letrinhas, Os anjos de Lelena, uma produção independente da autora e Alberto – Sonhos e alinhavos – a ousadia de ir além do chão.

Reside em Brasília e trabalha na realização de oficinas de arte educação, literatura, saúde e ambiente, dirigidas a professores, bibliotecários, crianças e adultos. Elabora e Coordena projetos na área de meio ambiente, saúde, educação e cultura.
Sávia Dumont e Cooperadas Bordana

Maria Helena e Cooperadas Bordana



Sávia Dumont e Victor (designer Bordana)



Mandala




Técnica de matização do bordado










AGENDA BORDANA

DEZEMBRO


10/12 – 2º sábado
VII EXPO BORDANA

Das 19h às 21h 
Local: Sede da Bordana – Rua Cabo Verde nº 05, Conjunto Caiçara
Pamonhada, música, muita prosa e bingo beneficente.
Prêmio: 01 belíssima Colcha de casal da Bordana (64 flores do cerrado)
Cartela: R$ 5,00
O ganhador da colcha foi o joven, Jonas Marques.Parabéns!

Agradecemos a todos (as) que colaboraram com a aquisição de cartelas.

De 12 a 16/12/11 – de segunda a sexta-feira
Exposição na Câmara Municipal de Goiânia
Av. Goiás – Praça do Trabalhador
Das 8h às 17h
Realização:  Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário