Bordando novas oportunidades

 Matéria da Agência Sebrae de Notícias.

Cooperativa dá lição de empreendedorismo solidário e colabora para a inclusão social e econômica de associadas
Wanessa de Almeida

Fernando Leite
Líder comunitária Celma Grace de Oliveira
Idealizada para promover inclusão social e econômica de donas de casas e mulheres desempregadas do Conjunto Caiçara e demais bairros da região Leste de Goiânia (GO), a Cooperativa Bordana é exemplo de como o empreendedorismo solidário vale a pena. Sob a liderança da tocantinense e líder comunitária, Celma Grace de Oliveira, de 42 anos, a entidade se mantém a partir da produção de peças artesanais feitas em tecido 100% algodão, que ganham o toque delicado e diferenciado do bordado artesanal.
Com três anos de atuação e contando, atualmente, com 32 mulheres associadas e mais quatro colaboradores, a Bordana é iniciativa do Instituto Ana Carol (IAC), organização não governamental fundada por Celma em homenagem à filha Ana Carolina, que, em 2007, aos 10 anos, faleceu vítima de leucemia.
“Para superar a dor, fundei a ONG voltada ao artesanato, uma paixão da Carol, que também sonhava ser estilista. Então, decidi apresentar a ideia da cooperativa para as mulheres da comunidade. De forma solidária e dispostas a termos nosso trabalho valorizado, iniciamos o projeto, que hoje é realidade”, conta Celma.
Além de incentivar o crescimento profissional das associadas, que em sua maioria não conseguiu se inserir no mercado de trabalho, a Bordana também dá lições de sustentabilidade. Em cada peça produzida, as mãos bordadeiras retratam as riquezas do Cerrado por meio de pontos livres e pontos de vovó, os basilares do bordado artesanal.
De segunda a sexta-feira, a diretoria e as costureiras trabalham na sede da Bordana, das 14 às 18 horas. Já as bordadeiras podem trabalhar em casa. Aos sábados, todas comparecem na cooperativa para entregar os produtos prontos e buscar novas matérias-primas. “Também aproveitamos os sábados, das 15 às 18 horas, para falar da agenda da semana, bordar e realizar oficinas, palestras e dinâmicas de integração em grupo”, ressalta Celma.
Independência
Durante dois anos, a Bordana foi mantida pelo Instituto Ana Carol, mas Celma se diz realizada por ver que o projeto está, aos poucos, ganhando independência financeira com a comercialização dos produtos feitos pelas associadas. Destaque para os panos de pratos, colchas decoradas com flores típicas do Cerrado, puxa-sacos e capas customizadas para notebooks, netbooks e tablets.
Todas as peças estão disponíveis para aquisição na sede e no blog da cooperativa (http://coopbordana.blogspot.com.br). As bordadeiras também expõem seu trabalho em eventos científicos, acadêmicos e culturais. “Metade do dinheiro arrecadado nas vendas é das cooperadas. Os outros 50% são revertidos na manutenção da sede e na aquisição de novas matérias-primas, equipamentos e cursos de formação”, explica a presidente.

Parcerias
Diante da visibilidade que o trabalho tem conquistado no mercado, a meta é aumentar o número de cooperadas e ampliar o faturamento. Para isso, a Bordana busca, constantemente, parcerias no intuito de melhorar os processos de produção e garantir mais competitividade. O Sebrae Goiás é um dos apoiadores do projeto e foi onde Celma buscou consultoria para montar a cooperativa e capacitar as associadas.
“Por meio do Sebrae Goiás conseguimos fazer uma oficina de uma semana com a bordadeira Sávia Dumont, do Grupo Matizes do Bordado, que faz um belíssimo trabalho de resgate do bordado artesanal. Com o curso, melhoramos muito a qualidade do nosso trabalho, especialmente no processo de matização, ou mistura de cores, e na leveza do bordado”, destaca a empreendedora, que também integra o Projeto de Economia Criativa da Região Metropolitana.
Para Celma, o desafio agora é tornar o trabalho na Bordana a principal fonte de renda das associadas, e não apenas complemento. Por isso, a cooperativa estuda ampliar o seu mix de produtos, incluindo também uma linha de brindes corporativos personalizados.

Mulher de Negócios
Iniciativa como a de Celma Grace, de montar uma ONG para promover inclusão social e econômica de donas de casas e mulheres desempregadas, pode ser inscrita no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O prêmio reconhece relatos de vida de mulheres de negócios que transformaram sonhos em realidades ao empreender. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. Mais informações no site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br.
Podem concorrer ao prêmio mulheres empreendedoras com mais de 18 anos donas de empresas de micro e pequeno porte, membro de negócio coletivo ou empreendedora individual.

Serviço
Cooperativa Bordana
Endereço: Rua Cabo Verde, nº 5, Conjunto Caiçara, Goiânia (GO)
Telefones: (62) 3565-1323 e (62) 8426-6118
Blog: http://coopbordana.blogspot.com.br
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): (62) 3250-2268
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Oficina de Comunicação: (62) 3225-4899

Nenhum comentário:

Postar um comentário