BORDANA realiza Planejamento Estratégico para os próximo dois anos.

Para traçar este direcionamento, a Bordana contou com  o apoio do moderador e colaborado, Prof. Flávio Vilar, mestre em Sociologia Econômica. O primeiro passo é saber quais os objetivos que desejam ser alcançados. Que rumo queremos tomar? O que é realmente importante para a Bordada, resume Vilar. 

Moderador: Prof. Flávio Vilar
Encarando a cooperativa como uma empresa, o ponto de partida é a autogestão e, que as empresas só se autogestionam e cumprem com seus objetivos quando passam a desfrutar da possibilidade de ter quase todos os associados pensando e repensando continuamente os rumos, os processos organizacionais e sociais do empreendimento, atendendo as necessidades dos mercados, com preço, qualidade e efetividade.



O planejamento, dessa forma, surge como uma ferramenta capaz de prover uma cooperativa de mecanismos de fortalecimento de seus princípios básicos e, ao mesmo tempo, orientá-la para a ação, envolvendo a gestão de pessoas, o desenvolvimento de competências e habilidades, motivação, construção de cultura e liderança compartilhada. Essas orientações são possíveis á medida que permitem que uma cooperativa adquira capacitação de convergir os esforços dos associados para ações que possam tornar seus produtos e serviços atraentes para o mercado alvo, de forma diferenciada, através da vantagem competitiva que permite a efetividade da organização e o seu desenvolvimento com sustentabilidade.

(Texto: Gestão econômica e social de cooperativas.Maria Auxiliadora Nunes Cordeiro.Maria Zilda Dantas2. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, http://www.fundace.org.br/cooperativismo/arquivos_pesquisa_ica_la_2008/005-cordeiro.pd, acessado em 15/11/10f)

Participação das Cooperadas

Gastar algumas horas para ganhar mais tempo, pois as mudanças são constantes e rápidas. “A prática do planejamento nos ajuda a manter o foco no nosso horizonte”, resume a presidenta da Bordana, Celma Grace. A visão, para 2011/2012, “é consolidar a Bordana como uma cooperativa estruturada dentro de seus princípios básicos e que atenda as demandas educacionais, financeiras e culturais do seu quadro social”.



Data: 15/11/10 – segunda-feira

Horário: Das 8h30 as 18h30

Local: Sede da Cooperativa – Bordana

Moderador: Prof. Flávio Vilar



Momento de colaboração


Um comentário:

  1. Parabéns a tod@s que participaram...Com o planejamento os trabalhos terão uma evolução masi eficiente.

    ResponderExcluir